Mudança de propriedade

Na compra de um veículo usado, é necessário realizar a transferência de propriedade, do proprietário anterior para o adquirente.

A mudança de propriedade é um procedimento simples, porém será necessário fazer vistoria no veículo. Os documentos exigidos são: CRV (recibo) preenchido e com as assinaturas reconhecidas em cartório, documentos pessoais (RG e CPF e/ou CNH), comprovante de endereço atualizado e, em caso de veículo financiado ou consórcio, será necessário também uma via original do contrato.

A partir da data da venda do veículo automotor, o adquirente terá 30 dias (corridos) para efetuar a transferência. Após este prazo o adquirente está sujeito a multa (de natureza grave com valor de R$ 195,23 e 5 pontos na carteira) por transferência fora do prazo.

Quem deve requerer a mudança de propriedade o vendedor ou o comprador?

A mudança de propriedade deve ser requerida pelo comprador do veículo junto ao DETRAN/CIRETRAN ou através de um despachante devidamente credenciado pelo órgão estadual de trânsito.

É importante lembrar que o vendedor tem a obrigação legal de comunicar a venda do veículo para o DETRAN dentro de um prazo de 30 dias, sob pena de ser responsabilizado por eventuais infrações e débitos do veículo.

Ainda tem dúvidas? Entre em contato conosco!

(99) 3017-9732

(99) 99148-9732

(99) 98110-9732